Independentemente da dimensão, qualquer farmácia se vê obrigada a gerir e coordenar diferentes aspetos do seu negócio. Questões como o controlo das finanças ou a administração dos Recursos Humanos (RH) são centrais para o funcionamento adequado da empresa e a utilização de soluções de gestão ajuda a promover o controlo e a coordenação de toda a informação crítica. Aliás, atualmente, seria impensável conceber a gestão de uma empresa sem o apoio de um software de gestão. No entanto, o utilizador deve ser capaz de identificar e escolher o tipo de software de gestão mais indicado para a empresa.
Descubra, neste artigo, a diferença entre um ERP (Enterprise Resource Planning) e um Software de Faturação!

O que é um ERP?

O acrónimo ERP advém da designação Enterprise Resource Planning. Um termo que deriva da concentração de um vasto conjunto de processos empresariais num único sistema informático, no sentido de assegurar o intercâmbio de dados e promover o crescimento empresarial. Atualmente, os sistemas ERP são fundamentais para a gestão de milhares de empresas, de todas as dimensões e setores. Graças ao ERP, as empresas têm oportunidade de proceder ao planeamento centralizado de recursos, com o apoio de funcionalidades relacionadas com a Gestão de Recursos Humanos (RH), Inventário, Contabilidade, Produção, Documentação, Faturação ou Fiscal. O ERP é essencialmente um sistema de gestão central que se apresenta como uma resposta única para todas as necessidades da empresa, permitindo que toda a informação crítica circule de forma segura e consistente.

Quais os diferentes modelos de ERP?

Geralmente, os ERPs vêm numa de duas formas: soluções on-premises (instaladas no local) e soluções cloud, também chamados de ERPs on-demand. Conheça as diferenças!

O que é um ERP on-premises?

O ERP on-premises ou ERP local é o tipo mais tradicional de ERP. De forma geral, ele é on-premises quando o servidor se encontra instalado no ambiente físico da empresa. Ou seja, o espaço deve estar preparado para comportar a estrutura e todos os procedimentos de segurança associados. Normalmente, este tipo de solução é mais dispendiosa, já que a empresa deve ter o equipamento e a mão-de-obra especializada no local. Por este motivo, é comum encontrar soluções on-premises em empresas de maior dimensão, já que são frequentemente concebidas a partir do zero para colmatar uma necessidade específica ao negócio.

O que é um ERP Cloud?

Cloud ERP é um Software as a Service que dispensa a instalação local de servidores ou qualquer outro tipo de suporte físico. As soluções cloud permitem aos utilizadores aceder a elas através da Internet, tendo – geralmente – custos iniciais muito mais baixos. Isto acontece porque os recursos informáticos são disponibilizados pelo fornecedor e pagos através de uma prestação mensal ou anual, realidade que dispensa um investimento inicial avultado.

As grandes vantagens dos ERPs Cloud centram-se na sua acessibilidade e escalabilidade. Isto é, ao contrário das soluções on-premises, as soluções sediadas na cloud possibilitam o acesso remoto e imediato a dados críticos ao negócio. Em qualquer altura e em qualquer lugar, o utilizador do Software pode consultar, editar ou gerar relatórios e insights pertinentes à gestão do seu negócio, situação que facilita a expansão geográfica de uma empresa, uma vez que a Internet está em todo o lado e não há necessidade de implementar hardware e software em locais remotos.

Por outro lado, com um ERP Cloud, qualquer empresa pode rapidamente escalar o seu software. Ou seja, a solução é capaz de assumir novos mercados e lidar com aumentos exponenciais de transações, volume de trabalho ou quantidade de dados. O software adapta-se facilmente à demanda da empresa, revelando ser uma solução sempre ajustada à realidade do negócio.

Qual a diferença entre um Software de Faturação e um ERP?

Ao contrário de um ERP, um Software de Faturação não incluí módulos para a gestão de Recursos Humanos (RH) ou para a Gestão da Relação com o Cliente (CRM). Ele é apenas um dos componentes necessários para gerir uma organização. Trata-se de um elemento-chave para o cumprimento de todas as obrigações legais e fiscais associadas à gestão de investimentos, cobranças e rendimentos. Assim, um Software de Faturação certificado pela AT – Autoridade Tributária – atua no sentido de responder à necessidade de declarar às Finanças, incrementando a eficiência administrativa de qualquer empresa. De forma geral, com a ajuda de um Software de Faturação, é possível automatizar a geração de faturas de bens e serviços prestados, respeitando todas as normas em vigor (incluindo o preenchimento do ficheiro SAF-T). Isto significa que, através de templates prontos a usar, os empresários podem reduzir custos de impressão e envio de faturas, cumprir prazos e simplificar todo o fluxo de trabalho associado à faturação. De forma geral, um Software de Faturação ajuda a otimizar a geração de faturas de bens e serviços prestados, focando-se – principalmente – no cálculo de impostos e no seu respetivo envio às autoridades responsáveis, enquanto o ERP integra todas as atividades da empresa, numa plataforma única (incluindo todos os processos associados à gestão administrativa e financeira).

Logitools: o seu sistema de gestão cloud

O Logitools é um Software de Gestão Cloud que lhe permite controlar o seu negócio de forma centralizada e segura. Para além de automatizar todos os processos de faturação e facilitar a comunicação fiscal, o Logitools permite-lhe gerir stocks, rastrear transações, realizar o processamento de salários, controlar despesas e agilizar muitas outras tarefas diárias. Por se tratar de um produto especializado, o Logitools é um software de gestão cloud em contínua atualização e aprimoramento, profundamente focado na simplicidade de utilização. O feedback dos nossos clientes dá origem a melhorias voltadas para as especificidades do setor da saúde, com serviços de manutenção e suporte assegurados.

Experimente já o Logitools!

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal