Longe estão os dias da caixa registadora e do bloco de notas. Para se manter competitiva, a farmácia tem de se adaptar à mudança e abraçar as tecnologias emergentes. Descubra, neste artigo, a importância do Sistema POS da farmácia!

Sistema POS: o que é e para que serve?

Com soluções digitais cada vez mais eficazes e polivalentes, as farmácias têm o que é preciso para realizar uma gestão competente do seu negócio, com toda a agilidade e segurança necessárias. Ora, o sistema POS (Point of Sale) da farmácia é parte fundamental desta equação. Ele atua no sentido de facilitar o processo de compra, incrementar a receita e assegurar a satisfação dos seus utentes. De forma geral, o sistema POS é uma ferramenta digital que permite unificar e sincronizar, em tempo real, todas as operações relacionadas com a gestão de stocks, inventários, vendas e clientes.

Com ele, a farmácia pode facilmente garantir o registo de transações e métodos de pagamento, aceder a informação sempre atualizada sobre o estado do inventário, evitar quebras de stock, agilizar transações comerciais, consultar tendências de consumo ou definir o perfil do seu utente. Tudo isto a partir de um ou vários equipamentos eletrónicos, ligados em rede através do sistema POS. Estes equipamentos podem estar fixados no mesmo espaço físico ou em diferentes pontos de venda. É aqui que se realiza a transação da venda e se processam os pagamentos. São habitualmente apelidados de terminais POS e contam com ecrãs normais ou táteis, leitores de códigos de barras e impressoras de talões, adaptando-se às necessidades específicas de cada farmácia. Por outras palavras, um terminal POS é o equipamento eletrónico onde de regista e realiza a transação comercial, enquanto o sistema POS é a rede computorizada que suporta o bom-funcionamento deste recurso de hardware e outros periféricos, permitindo aumentar a eficiência operacional da farmácia.

As vantagens do Sistema POS da Farmácia

Agora que o analógico tem os dias contados, o Sistema POS da farmácia é cada vez mais uma ferramenta essencial para o negócio, com inúmeras vantagens para os profissionais de saúde e para os utentes. Descubra algumas:

1.    Mais planeamento estratégico

O sucesso da gestão depende sempre da fiabilidade da informação recolhida e da capacidade do gestor para analisar e tomar decisões sustentadas. Ora, o Sistema POS da farmácia permite-lhe controlar, de forma eficaz, segura e centralizada, todas as operações relativas ao negócio. Isto significa que terá acesso a informação pertinente para a gestão, a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja o número de produtos vendidos, os produtos disponíveis em stock ou a faturação registada em determinado período. Esta informação revela padrões e tendências que ajudam a prever inclinações do mercado e futuras necessidades da farmácia, para que ela se possa manter atual e competitiva.

2.    Mais eficiência operacional

Este ponto é obvio, mas vale sempre a pena reforçar. O Sistema POS da farmácia permite aumentar a eficiência operacional e, consequentemente, oferecer um melhor serviço ao utente. Uma vez que todas as transações são processadas muito mais rapidamente, sem necessidade de fazer cálculos de descontos, cupões ou promoções, o farmacêutico tem mais tempo para prestar um atendimento personalizado ao utente e as discrepâncias deixam de ser um problema. Para além disso, verificar preços e registar produtos torna-se muito mais simples, graças a interfaces intuitivas que facilitam todas as etapas. Finalmente, há também a vantagem de poder oferecer e aceitar uma vasta seleção de métodos de pagamento, tais como cartões de crédito, cartões de débito, cartões de oferta ou Mbway. Um aspeto que lhe permite aumentar a conveniência do serviço prestado e tornar a experiência de compra do seu utente ainda mais agradável.

3.    Mais organização e controlo

O Sistema POS também lhe permitirá saber exatamente quando necessita repor o stock. Com acesso a informação atualizada em tempo real, saberá quais e quantos produtos foram vendidos, com atualizações automáticas do stock. Isto trará ganhos imediatos para a farmácia, uma vez que não precisará perder tempo e recursos com a atualização manual do inventário. Assim que a transação é efetuada, o sistema atualiza imediatamente o seu estado. Simples!

4.    Mais agilidade e personalização        

Visto que o Sistema POS da farmácia facilita a gestão da informação pessoal do seu utente, poderá gerar promoções e campanhas personalizadas, tendo por base o seu histórico de compras. Assim, terá oportunidade de aumentar os lucros da sua farmácia e oferecer uma experiência de compra realmente singular, seja no espaço físico da farmácia ou na sua plataforma de e-commerce.

Logitools: o software de gestão da sua farmácia

Ganhe agilidade e eficiência com o Logitools! Um produto vertical, concebido para responder às peculiaridades da realidade farmacêutica. Este software de gestão cloud reúne todas as áreas da farmácia, numa plataforma única, acessível a partir de qualquer dispositivo móvel. Com ele, poderá realizar uma gestão eficiente da sua farmácia, de forma conveniente e inteiramente centralizada.

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal