De acordo com um artigo da Express Pharma, desde o surto global de Covid-19, “a indústria farmacêutica testemunhou uma aceleração significativa no comportamento dos consumidores”. De forma geral, o utente da farmácia encontrou na tecnologia um meio conveniente e seguro de obter serviços e produtos farmacêuticos. Isto, naturalmente, intensificou a transformação digital das farmácias que se viram obrigadas a adaptar-se a uma nova realidade para se manterem competitivas. Chavões como Cloud Computing ou Inteligência Artificial são agora termos que fazem parte do léxico dos profissionais da farmácia, redefinindo processos e abordagens. Uma realidade que torna o upskilling fundamental! Saiba mais, neste artigo!

O que é o Upskilling?

Mais do que nunca, é preciso apostar na transformação da força de trabalho. Tendo em vista as necessidades atuais e futuras da farmácia é necessário entender e desenvolver a literacia digital dos seus profissionais. Neste sentido, o upskilling subentende a aquisição de novas competências para a obtenção de melhores resultados. De forma geral, consiste na constante requalificação do capital humano, tornando-o mais valioso para a organização, mantendo-o a par das mudanças tecnológicas e das exigências do mercado.

Upskilling: por que razão é tão importante?

Ao contrário do que aconteceu com a vasta maioria dos setores da atividade económica nacional e internacional, espera-se que a indústria farmacêutica “registe um crescimento positivo na maioria dos parâmetros financeiros, incluindo receitas e lucros”. Ora, isto significa que é preciso munir os profissionais da farmácia com competências que os ajudam a lidar com as novas tecnologias e os seus respetivos avanços. Aqui, automação e informatização são termos chave.

Para operar sistemas de gestão ou mecanismos de apoio à organização, os profissionais da farmácia precisam de certas habilidades técnicas para reduzir o tempo despendido na execução de determinadas tarefas. Especialmente num contexto onde as videochamadas com os utentes são cada vez mais regulares e as vendas pela via eletrónica se tornaram uma realidade premente.

A verdade é que o upskilling garante a aquisição de novos domínios, o que se traduz na rápida adoção de processos recém-definidos e no fortalecimento dos níveis de competitividade das farmácias. Por outro lado, o upskilling aumenta a moral dos profissionais, facto que conduz a uma maior motivação, reduzindo os níveis de turnout da organização.

Finalmente, de acordo com as previsões da Mercer, empresa americana de gestão de ativos, o upskilling será o fenómeno mais relevante da próxima década. Um futuro onde a aquisição de novas competências levará a “recompensas tangíveis, reconhecimento e promoções”, independentemente do setor.

Logitools: para a transformação digital da sua farmácia

Disponibilizamos aos nossos clientes um conjunto robusto de soluções tecnológicas que os ajudam a eliminar erros, diminuir custos e otimizar fluxos de trabalho. Procuramos incentivar a eficiência operacional da sua farmácia, com soluções tecnológicas desenvolvidas à medida das suas necessidades! Fale connosco!

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal