Apelidada de 5G, a quinta geração de internet móvel promete oferecer maior estabilidade, mais conexão e muita velocidade a várias indústrias. Vantagens que levam 66% das empresas a implantar o 5G até ao final deste ano. Saiba tudo, neste artigo!

Os avanços preconizados pelo 5G

Entre os avanços preconizados pelo 5G estarão os carros de condução autónoma, as cidades inteligentes (Smart Cities), a robótica, o blockchain, as fábricas inteligentes, o uso mais aprimorado e recorrente da realidade aumentada, realidade virtual ou da realidade mista.

No que à Indústria farmacêutica diz respeito, a hiperconexão resultante do 5G atuará na promoção de uma lógica de descentralização dos cuidados e serviços de saúde. Uma realidade que conduzirá – inevitavelmente – à descentralização dos dados dos utentes, resultando numa otimização integral dos recursos digitais.

Assim, o 5G permitirá aos farmacêuticos proceder, por exemplo, à utilização de dispositivos portáteis para a concretização de teleconsultas ou aconselhamento virtual, de forma segura e confiável. Mas não só!

O impacto do 5G na Indústria Farmacêutica

É sabido que a Indústria Farmacêutica está a atravessar um período de grandes transformações. A era dos medicamentos de grande consumo está a acabar, levando os profissionais do setor a mudar o foco da sua atenção. Ao mesmo tempo, existe uma inegável pressão causada pela necessidade de reduzir preços. Uma realidade que causa constrangimentos quer a nível da receita, quer a nível da lucratividade.

Ora, neste contexto, o 5G emerge com novos e melhorados recursos de rede – o que significa uma incrementação absoluta dos serviços prestados. Em primeiro lugar, o 5G possibilitará uma experiência online contínua, através da qual os utentes digitais poderão usufruir de serviços farmacêuticos a qualquer momento e em qualquer lugar, sem problemas de rede ou conexão.

Em segundo lugar, o 5G será um facilitador essencial da Internet das Coisas (IoT). O que significa que as farmácias ver-se-ão perante a oportunidade de conectar as suas plataformas de gestão a um vasto número de sensores e dispositivos de renderização. Para além disso, o 5G permitirá integrar recursos de rede, computação e armazenamento numa infraestrutura programável e unificada, conduzindo a uma utilização otimizada e dinâmica de todos os recursos digitais que tem à disposição da sua farmácia.

Por último, importa reter que o 5G atua na ativação e no fornecimento de infraestruturas escaláveis ​​e flexíveis (elásticas) que incrementam o potencial de digitalização da Indústria Farmacêutica. Seja naquilo que diz respeito à investigação, desenvolvimento, comercialização ou distribuição de medicamentos. Em todo o espectro da Indústria Farmacêutica, espera-se que o 5G provoque melhorias que se refletirão no engagement dos utentes, no atendimento à distância, na monotorização de resultados, na produção ou no tratamento de condições crônicas.

Fique atento!

Logitools: uma solução desenvolvida a pensar em si!

Profundamente focado na simplicidade de utilização, o Logitools é um software de gestão cloud em contínua atualização e aprimoramento. Por se tratar de um produto especializado, as melhorias introduzidas são profundamente voltadas para as especificidades do setor, com serviços de manutenção e suporte confiados a profissionais experientes. Fale connosco!

Experimente já o Logitools!

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal