Para vender online e ser bem-sucedido, há uma série de elementos-chave que precisam de ser tidos em conta. No entanto, o mais importante é assegurar que os utilizadores permanecem o máximo de tempo possível no seu site e finalizam o processo de compra. Descubra, neste artigo, algumas dicas para reduzir a taxa de abandono do carrinho de compras, na sua plataforma de comércio eletrónico!
Motivos que justificam o abandono do carrinho de compras
De acordo com um estudo divulgado pelo Baymard Institute, no comércio online, a percentagem média de carrinhos de compras abandonados antes de concluir uma compra é de 69,57%. Embora existam múltiplos motivos de abandono que ultrapassam os esforços de qualquer vendedor online, outros há que podem ser reversíveis. Descubra alguns:
1. Registo Obrigatório
Quem compra online procura um serviço rápido e conveniente. Por isso, quando o site força o cliente a criar uma conta, antes que ele possa finalizar a compra, as taxas de abandono são geralmente mais altas.
2. Custos Inesperados
Quando falamos de custos inesperados, falamos de todos os valores adicionalmente cobrados ao cliente, no momento de confirmar o pagamento. Taxas de envio, impostos ou comissões são surpresas desagradáveis que desmotivam o comprador e prejudicam quem procura vender online.
3. Checkout Complicado
Com internautas cada vez mais exigentes e seletivos, para vender online é imprescindível oferecer rapidez e simplicidade na navegação. Como tal, é natural que um dos maiores motivos para o abandono do carrinho de compras sejam as longas e demoradas etapas do checkout. Demasiados procedimentos e campos para preencher desmotivam o comprador que acaba por procurar uma plataforma de e-commerce menos rígida e inconveniente.
4. Opções limitadas de pagamento
Se o objetivo é vender online, então deve oferecer múltiplas opções de pagamento. Um internauta que se recusa a pagar com o cartão de débito, dificilmente finalizará a compra no seu site de comércio eletrónico se este não oferecer um método de pagamento alternativo.
3 dicas para reduzir a taxa de abandono
1 – Simplifique
Simplifique! Não force os seus clientes a criar uma conta para conseguir comprar. Dê-lhes a opção de fazer o registo através das redes sociais ou então permita-lhes fazer o checkout enquanto “visitantes”. Seja como for, evite criar barreiras que dificultam a compra. Quanto mais simples e mais fácil esta fase for, menor é a probabilidade do utilizador abandonar o carrinho de compras.
2 – Evite criar surpresas de última hora
Procure criar um website bem ordenado e bastante intuitivo. Lembre-se: a informação deve ser clara desde o primeiro momento, evitando surpresas de última hora ou complicações. Por isso, informe os seus clientes sobre custos e prazos de envio na página de apresentação do produto, juntamente com a sua política de devoluções. Desta forma, o visitante do seu e-commerce não apanhará um susto no momento de finalizar da compra e não terá motivos para abandonar o carrinho.
3 – Ofereça um elevado grau de usabilidade
Na União Europeia, estima-se que, em 2020, 72% dos utilizadores de internet fizeram compras online. Ou seja, mais do que nunca, para quem quer ser bem-sucedido a vender online, é fundamental considerar a experiência do utilizador (UX). Afinal, haverá algo mais frustrante que um site que demora demasiado tempo a carregar ou uma plataforma mal-organizada? Portanto, para além de múltiplos métodos de pagamento, deve oferecer um elevado grau de usabilidade, especialmente em dispositivos móveis.
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