Fazer a gestão de inventário é uma tarefa rotineira para qualquer farmacêutico ou técnico de farmácias. Contudo, trata-se de uma tarefa que ocupa, em média, um quarto do dia de trabalho destes profissionais. Neste sentido, torna-se fundamental fazê-lo de forma mais agilizada, tirando partido de soluções do espectro das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Confira, neste artigo, como simplificar a gestão de stocks da sua farmácia!

Gestão de Stocks: do que se trata?

No contexto da farmácia, a gestão de stocks ou inventário refere-se ao controlo de todas as entradas, saídas e existências de medicamentos e produtos da farmácia. Trata-se de um procedimento crítico para qualquer entidade da Indústria Farmacêutica, independentemente da sua dimensão.

Uma gestão efetiva de stocks significa a permanência de uma quantidade adequada de produtos e medicamentos em stock, assim como um rastreamento responsável das quantidades fornecidas. Trata-se de um procedimento meticuloso que, sem a ajuda de um sistema de gestão especializado, se torna particularmente complicado.

Gestão de Stocks: por que razão é tão importante?

Sendo a farmácia um local cada vez mais importante para os consumidores e estando o e-commerce cada vez mais em voga, torna-se crucial fazer uma gestão de stocks verdadeiramente eficiente. Considerando o clima que hoje se vive, a farmácia (para além de tudo o resto) tem o dever moral de ter medicamentos à disposição dos seus utentes.

Com um software especializado, a gestão de stocks da farmácia não tem de ser uma tarefa morosa, repetitiva e exaustiva.

Software de gestão de stocks: para que te quero?

Com um software de gestão especializado, as farmácias podem rastrear pedidos, monitorizar o fornecimento e a dispensa de medicamentos, confirmar a quantidade de fármacos disponíveis em stock, verificar pagamentos e identificar cobranças em falta, de forma simples e expedita. Basta realizar a introdução dos dados na ficha de artigo e proceder à atualização do seu estado. Com a informação centralizada e digitalmente disponível, o utilizador do software tem acesso à informação de que necessita, em qualquer momento e em qualquer lugar. Isto, claro está, permite reduzir custos operacionais, libertando o farmacêutico para a tarefas de verdadeiro valor acrescentado.

Gestão de Stocks: o que têm as farmácias a ganhar?

Graças à digitalização dos processos inerentes à gestão de stocks, as farmácias podem concentrar-se em otimizar e diversificar o leque de produtos disponibilizados, recorrendo a um conjunto de dados criteriosamente organizados e facilmente acessíveis. Da mesma forma, uma gestão eficiente de stocks, possibilita um cashflow mais prudente e otimizado, tendo como fundamento um ponto de vista mais estratégico. Para além disto, há que ter em consideração que um sistema de gestão que permita automatizar grande parte das tarefas repetitivas associadas à gestão de stocks, traduz-se em mais tempo e disponibilidade para a análise de dados e para a consequente tomada de decisão sustentada, levando a uma gestão de negócio mais estratégica.

Logitools: para uma gestão de stocks mais eficaz!

O Logitools é um sistema de gestão criado especialmente para as farmácias, permitindo-lhes monitorizar todos os detalhes do seu negócio, em tempo real e em qualquer lugar. Sendo um sistema de gestão completamente integrado, o Logitools oferece um conjunto completo de ferramentas robustas que prometem levar a gestão da sua farmácia ao mais alto nível de produtividade e rentabilidade!