A Indústria Farmacêutica e a 4ª Revolução Industrial

O contínuo desenvolvimento tecnológico e a consequente rutura dos modelos tradicionais de negócio levam a Indústria Farmacêutica a readaptar-se. Em todo o mundo, assistimos aos efeitos da Revolução 4.0. Conceitos como a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) ou Internet of Things (IoT) tornam-se cada vez mais populares. A cooperação entre máquinas e sistemas virtuais é uma realidade premente. Neste contexto, não há forma de ficar indiferente e optar pela inércia. É inevitável: o futuro das farmácias é 4.0! Entenda por que razão, neste artigo!

As exigências da ERA 4.0

É necessário produzir recorrendo à robótica. Fazer uma gestão inteligente da produção. Tomar decisões baseadas em dados criteriosamente trabalhados.  Assumir um papel competitivo e assegurar a sustentabilidade da sua farmácia. Nunca como hoje houve tanta necessidade de aderir ao modelo da economia do conhecimento. Num mundo tão conectado, globalizado e digital quanto o atual, a indústria farmacêutica é forçada a fazer mais e melhor, de forma mais integrada e sustentada. Saiba como!

A Indústria Farmacêutica e o 4.0

Tal como qualquer atividade dedicada à produção industrial, a Indústria Farmacêutica centra-se, em grande medida, na transformação de matérias-primas provenientes da natureza. Sendo amplamente impulsionada pela procura e pelas necessidades do mercado, a Indústria Farmacêutica desenvolve-se em torno de processos complexos que exigem uma troca de informação atempada e uma gestão eficiente da produção. Com altíssimos níveis de precisão, tanto na produção como no fornecimento de medicamentos aos utentes das farmácias, a Indústria Farmacêutica é o recipiente certo para os padrões que caracterizam a Indústria 4.0.

Do ponto de vista teórico, a Indústria 4.0 baseia-se em três princípios que, quando combinados, permitem a implementação de um sistema ágil e eficiente que dispensa intervenção humana para funcionar, sendo a automação o pilar de toda a produção industrial.

São eles:

  • IIOT (Industrial Internet of Things)

    Num cenário industrial, esta habilidade é utilizada, principalmente, para melhorar a eficiência operacional. Objetos conectados e em constante troca de informação são capazes de obedecer a comandos provenientes de sistemas computacionais e, como tal, executar tarefas de forma quase autónoma.

  • Artificial Intelligence (AI)

    A “Fábrica Inteligente”, tipicamente associada à 4ª Revolução Industrial, deve a sua caracterização em grande medida à Inteligência Artificial. Entende-se por Inteligência Artificial a capacidade de simular, em dispositivos ou sistemas, competências normalmente atribuídas aos seres humanos. Capacidades como tomar decisões, resolver problemas, perceber o que se passa e atuar em conformidade, raciocinar, enfim, ser inteligente.

  • Integração de Sistemas

    Com o crescente desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial, os robôs industriais ganham mais responsabilidades e mais capacidade produtiva. Com a integração de sistemas, os responsáveis pela produção conseguem, por sua vez, tomar decisões e otimizar processos a partir de dados recolhidos, em tempo real.

A Farmácia 4.0

Ora, tendo em mente os princípios da Indústria 4.0 e os pilares que sustentam a Indústria Farmacêutica, resta saber de que forma as farmácias podem beneficiar dos efeitos da ERA 4.0.

Ao utilizar a automação e a integração de sistemas, as farmácias têm acesso, em tempo real, ao estado dos processos inerentes à sua atividade. Desta forma, os farmacêuticos e os técnicos das farmácias têm um meio fiável e rápido de garantir que os medicamentos estão onde deveriam estar. Facto que se revela particularmente útil quando se trata da gestão de uma plataforma de e-commerce ou na gestão de encomendas, já que se revela um instrumento eficaz na garantia de que os medicamentos estão no lugar certo, à hora certa.

Por outro lado, no que à Indústria Farmacêutica diz respeito, a adesão à 4ª Revolução Industrial significa uma agilização integral dos fluxos de trabalho a par de uma melhoria generalizada dos processos produtivos, conduzindo a um aumento considerável da capacidade de resposta.