Um posicionamento de mercado sólido, nesta atmosfera particularmente constrita, significa ir além dos processos de gestão ditos convencionais e avançar para a digitalização dos processos administrativos. Num mercado tão competitivo quanto o atual, onde as expectativas são altas e os utentes cada vez mais exigentes, as farmácias são forçadas a partir de um ponto de vista estratégico e realizar uma gestão inteligente, integrada e centralizada. Entenda por que razão, neste artigo!
Uma gestão inteligente é uma gestão apoiada!
Quando se fala em gestão, especialmente no contexto empresarial, refere-se um conjunto alargado de ações que visam o crescimento sustentável de um negócio.
Enquanto estabelecimentos abertos ao público, onde para além da cedência de medicamentos se realiza a comercialização de produtos homeopáticos, acessórios de saúde ou até cosméticos, as farmácias – à semelhança de qualquer outra empresa – têm como principal objetivo a obtenção de bons resultados. Uma finalidade que implica, invariavelmente, a otimização de processos relacionados com o controlo financeiro, o registo de stocks, o rastreamento de recursos materiais e imateriais, a administração de renumerações, a organização de tarefas, a análise de mercado, entre muitos outros.
Ora, tendo em consideração o número e a variedade de processos associados à gestão, para se manterem competitivas, as farmácias têm – impreterivelmente – que empregar tecnologias digitais especializadas que sirvam de apoio à gestão, já que: uma gestão inteligente é uma gestão apoiada!
A digitalização de Processos
Embora os avanços tecnológicos sejam uma realidade premente em várias frentes da atividade empresarial, ainda existem negócios que são geridos com recurso a mecanismos manuais que provocam atrasos, erros e imprecisões.
Ora, quando uma farmácia opta por digitalizar processos, ela encontra uma forma ágil, simples e rápida de facilitar o dia a dia de gestores e farmacêuticos, promovendo uma redução significativa dos custos operacionais e uma eficiência generalizada.
A realidade é que, ao realizar uma gestão apoiada em soluções do espectro das Tecnologias da Informação e Comunicação, especialmente desenvolvidas para o setor, as farmácias podem descomplicar processos como a gestão das vendas de medicamentos, o registo de utentes ou o tratamento das receitas. Ao centralizar toda a informação resultante dos processos diários da farmácia, os gestores podem aceder, de forma expedita, a dados pertinentes e exatos que sustentam a tomada de decisão. O que significa que as farmácias podem assumir uma postura de gestão mais estratégica e menos burocrática já que, processos como a gestão de produto deixam de ser uma dor de cabeça.
Logitools: o software de gestão especializado para as Farmácias
Realizar uma gestão apoiada não é mais que implementar, corretamente, uma plataforma de gestão como a Logitools. Um sistema desenvolvido a pensar na fluidez das operações farmacêuticas e nas especificidades características do setor. Em perfeita articulação com a rede de cuidados de saúde primários, este sistema de apoio à gestão centraliza toda a informação proveniente dos múltiplos programas instalados na farmácia, numa plataforma única, capaz de impulsionar, de forma considerável, os seus índices de produtividade.
Em concordância com os elevados padrões de qualidade exigidos pelo setor, a Logitools é uma ferramenta de gestão em constante melhoria e aprimoramento. Disponibilizada na cloud, a Logitools apoia os gestores das farmácias na organização de um plano de negócio sustentável, a qualquer hora e em qualquer lugar, com todas as garantias de segurança e qualidade.
Faça uma gestão inteligente da sua farmácia, com a Logitools!