Para diminuir a margem de erro no planeamento de ações empresariais e antecipar eventuais mudanças no mercado, cada vez mais empresas encaram a análise de dados de forma estratégica. Contudo, para ter a informação certa, no tempo certo é necessário recorrer a tecnologia apropriada. Saiba tudo, neste artigo!

A importância da análise de dados

Com o advento das tecnologias modernas, os processos de gestão mudaram muito. Mais do que nunca, gestores e empresários estão cientes das mudanças, procurando adotar estratégias apoiadas de gestão. Neste sentido, os dados servem o propósito de orientar a tomada de decisão, de acordo com as metas e os objetivos estabelecidos pelas organizações. Aqui, o pensamento crítico e a curiosidade são essenciais, já que os dados só se tornam informação quando são devidamente interpretados, caso contrário não têm qualquer valor. Para ser vantajosa, a interpretação ou analise de dados deve conduzir a ações e estratégias de negócio sustentadas.

Ora, isto significa que os dados presentes no sistema de gestão central de uma empresa só se tornam uma mais-valia quando são convertidos em informação e devidamente analisados. A longo prazo, esta conversão torna-se uma condição para o sucesso de qualquer empresa, garantindo a manutenção de elevados padrões de qualidade. A esta postura orientada para a análise de dados, os especialistas chamam de “Data-driven decision-making”. Ou seja, uma “filosofia de trabalho” que visa incorporar a análise de dados em ciclos de tomada de decisões que conduzem à transformação organizacional.

Análise de Dados: vantagens e benefícios

Ao eliminar fatores subjetivos que podem afetar a tomada de decisão, o Data-driven decision-making torna as ações empresariais mais claras e compreensíveis para todos os intervenientes. Por outro lado, esta abordagem, quando devidamente aplicada, permite identificar tendências futuras, prevenindo a ocorrência de problemas, com a concretização de ações pró-ativas.

É ainda importante salientar que, com a ajuda de sistemas que permitem aos responsáveis de departamentos aceder aos dados em tempo real, as empresas conseguem otimizar esforços, identificando padrões que conduzem a melhores resultados. Com o sistema de gestão certo, os utilizadores podem facilitar a recolha e subsequente análise de dados, agilizando todos os processos de gestão.

Assim, seja para criar uma estratégia de marketing consistente ou justificar a pertinência de um investimento, a análise de dados ajuda a ajustar o curso de ação a tomar.  A análise dos dados recolhidos de diferentes departamentos e partes interessadas resulta em informação vital para a empresa, seja em termos financeiros, operacionais ou de mercado.

Logitools: para a gestão da sua farmácia!

Com recurso à automatização de processos, o Logitools – software de gestão para farmácias, 100% cloud e certificado – liberta os responsáveis das farmácias de tarefas administrativas extenuantes e repetitivas, onde mecanismos de inteligência artificial emitem alertas sobre o desempenho atual da farmácia. Assim, com acesso a informação pertinente, em tempo real, poderá monitorizar todos os indicadores de gestão da sua farmácia e utilizar os dados para preparar o futuro.

Do que está à espera? Experimente já o Logitools!

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal