Quando se trata de escolher a plataforma de e-commerce ideal para a sua farmácia, é natural que se sinta assoberbado com o infinito número de opções. Afinal, basta uma simples pesquisa no Google para encontrar dezenas de empresas especializadas, com inúmeras alternativas à sua disposição. Mas quais serão os aspetos que deve considerar no momento da verdade? Descubra a resposta, neste artigo!

Porquê investir numa plataforma de e-commerce?

Durante a última década, o comércio eletrónico cresceu de forma significativa. Com o aumento da popularidade da Internet e a melhoria dos serviços de entrega, o número de adeptos das compras online registou um aumento de sete pontos percentuais no ano de 2020 (em comparação ao ano anterior). Para além disso, segundo o E-Commerce Report 2020 dos CTT, 56,1% dos e-buyers nacionais têm entre os 25 e os 44 anos, sendo que a maioria apresenta “um perfil escolar e rendimento superiores à média nacional”. Uma realidade que conduz muitos proprietários de farmácias a apostar em plataformas de e-commerce, já que permitem que os seus utentes façam compras a partir do conforto de suas casas (evitando o trânsito, o estacionamento e outros desperdícios de tempo).

O que considerar antes de investir?

Para além dos habituais fatores a ter em conta antes de iniciar um e-commerce de farmácia (como as competências técnicas necessárias, o orçamento disponível ou as estratégias de comunicação a adotar), deve também considerar as seguintes características:

1.    Segurança

Tendo em consideração a quantidade substancial de informação sensível que qualquer plataforma de e-commerce se vê obrigada a gerir, como nomes, moradas, detalhes de contacto e possivelmente informações sobre cartões de crédito ou débito, é importante optar por um suporte com medidas de segurança apertadas. Como tal, no momento de escolher o provedor de serviços é crucial certificar-se que a plataforma cumpre todas as normas de segurança.

2.    Opções de pagamento

Idealmente, a plataforma de e-commerce que escolher deve suportar múltiplas opções de pagamento: a maioria dos sites aceita cartões de crédito como forma de pagamento, mas deve procurar oferecer outras opções aos seus utentes. Ter métodos de pagamento alternativos vai trazer novos internautas à sua plataforma de e-commerce e aumentar o seu alcance.

3.    Escalabilidade

Quem decide investir numa plataforma de e-commerce deseja, inevitavelmente, expandir o seu alcance e aumentar o número de vendas. Portanto, deve certificar-se de que existe potencial de crescimento e expansão. Escolher uma plataforma que possa crescer consigo significa que não terá de se preocupar com custos adicionais no futuro e não terá de aprender a operar uma nova plataforma de e-commerce.

4.    Apoio 24/7

Sabia que um dos principais pontos fracos de um comércio eletrónico é a sua dependência na Internet e no software? Pois é, se o software da sua plataforma de e-commerce deixar de funcionar ou se o servidor falhar, os seus clientes não poderão aceder à plataforma e quanto mais tempo for necessário para resolver o problema, maior será o potencial de perda de receitas. Por isso, deve escolher um provedor de serviços com apoio ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, em caso de imprevistos, poderá recorrer à ajuda de profissionais experientes e habituados a lidar com esse tipo de situações.

5.    Custos

Por último, mas não menos importante, o custo da sua plataforma de e-commerce. Atualmente, existem soluções para todas as necessidades e orçamentos, mas quando se está a começar, a solução mais barata não é necessariamente a melhor escolha. Ao pesquisar valores e empresas, verifique se irá pagar uma taxa mensal fixa ou se os custos irão aumentar sempre que quiser adaptar a sua plataforma de e-commerce à realidade do seu negócio. Neste aspeto, é sempre recomendável ser prudente e optar pela solução que lhe oferece mais flexibilidade.

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