Da gestão de vendas à contabilidade ou recursos humanos, os mecanismos de Inteligência Artificial (IA) presentes no software do farmacêutico podem ajudar a sua farmácia a otimizar recursos e fluxos de trabalho. Descubra tudo, neste artigo!

O que é a Inteligência Artificial?

De forma geral, entende-se por Inteligência Artificial a capacidade de simular, em dispositivos ou sistemas, competências normalmente atribuídas aos seres humanos. De acordo com um artigo assinado por B.J. Copeland e publicado pela Encyclopedia Britannica, o termo é frequentemente utilizado para referir a reprodução de processos intelectuais como  “a capacidade de raciocinar, descobrir significado, generalizar, ou aprender com a experiência passada.”

A Inteligência Artificial na Gestão da Farmácia

É sabido que a gestão da farmácia implica aptidões orientadas para o pensamento crítico, a resolução de problemas, a capacidade de improviso ou o bom senso. Mas não é só! A essência das boas práticas da gestão empresarial está no desenvolvimento de estratégias baseadas na experiência e na análise e interpretação de dados. Uma finalidade em muito apoiada pela Inteligência Artificial, frequentemente utilizada para assistir os farmacêuticos na tomada de decisão e no tratamento de dados. Ora, sistemas de gestão embebidos de algoritmos de Inteligência Artificial ajudam os gestores a realizar análises profundas de uma grande quantidade de dados. Essencialmente, a Inteligência Artificial atua no reforço de três aspetos cruciais da gestão empresarial: a automação de processos, a análise de dados e a deteção de padrões.

1.    Automação de processos

Graças aos algoritmos de Inteligência Artificial presentes no software de gestão da farmácia, é possível automatizar processos e tarefas repetitivas, frequentemente expostas ao erro humano. Sejam pequenas questões como o preenchimento automático de alguns dos campos requeridos no processamento de faturas ou tarefas mais morosas e maçadoras como a reconciliação bancária, a monitorização do fornecimento e da dispensa de medicamentos ou a confirmação da quantidade de fármacos disponíveis em stock, a automação de processos conduz à conquista de tempo, produtividade e à real valorização dos recursos técnicos da farmácia.

2.    Análise de dados

A centralização de dados é o verdadeiro ex libris da gestão. Graças a ela, torna-se mais fácil fazer o controlo e o acompanhamento de todos os processos vitais para o bom funcionamento da farmácia. Assim, enquanto os dados circulam no sistema de gestão central da farmácia, os algoritmos de Inteligência Artificial interpretam os mesmos de forma a gerar alertas que se apresentam úteis à gestão.  Com mensagens que permitem controlar devidamente toda a estrutura que compõe a farmácia, o sistema otimiza áreas como a gestão de clientes, tesouraria ou inventário.

3.    Deteção de padrões

Com capacidades preditivas que ajudam o utilizador a localizar a informação que procura de forma mais rápida e assertiva, a gestão de documentos torna-se uma tarefa mais simples e menos penosa. Para além disso, os insights gerados por meio da Inteligência Artificial permitem ao gestor da farmácia prever a evolução do seu negócio. Fundamentalmente, trata-se de identificar padrões através de estimativas e relatórios que revelam informação útil sobre o mercado, os fornecedores, os utentes ou até mesmo o stock. Desta forma, poderá prever quais serão os artigos mais ou menos vendidos, as margens de lucro previstas ou a procura estimada para determinado período.

Logitools: software de gestão para farmácias

Sistemas de gestão como o Logitools fornecem a quantidade certa de inteligência artificial, com mecanismos que impulsionam a produtividade da farmácia e aguçam o profissionalismo natural do farmacêutico. Num único local, o farmacêutico pode acompanhar todos os processos, fluxos de trabalho, dados e documentos relevantes para a gestão da farmácia. Disponibilizado na cloud, o Logitools apoia os gestores na constituição de um plano de negócios sustentável, a qualquer hora e em qualquer lugar, com todas as garantias de segurança e qualidade. Quer saber mais? Fale connosco!

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal