Em teletrabalho, as fronteiras físicas e temporais que separam a vida familiar da vida profissional correm o risco de se tornar impercetíveis. Isto acontece, em parte, devido à falta de segmentação ou à ausência de limites fortes. Regra geral, o teletrabalhador tende a trabalhar mais horas do que o necessário, facto que pode muitas vezes resultar em Burnout. Assim, o teletrabalho requer uma combinação especial de autodisciplina e autocontrolo. É importante saber como manter o foco e eliminar as distrações diárias que poderão surgir neste regime de trabalho.

Descubra, neste artigo, 10 dicas para manter elevados índices de produtividade em teletrabalho!

Como ser produtivo em teletrabalho?

1.    Crie uma rotina

Evite trabalhar de pijama. Estabeleça uma rotina e procure planear o seu dia como se fosse trabalhar no escritório. Defina as tarefas diárias e tente não perder o foco. Por último, tente separar a vida pessoal da vida profissional.

2.    Defina e otimize o seu espaço de trabalho

Sem algum tipo de separação, terá dificuldades em entrar no mindset necessário para ser realmente produtivo em teletrabalho. Se possível, utilize uma divisão com porta para ser o seu escritório caseiro. Procure não misturar o seu espaço de trabalho com o seu espaço pessoal. Escolha uma área que apenas utilize para trabalhar, longe das distrações. Depois, certifique-se que este espaço é confortável e funcional. Além da mesa e da cadeira, tente manter os níveis de desordem  mínimos.

3.    Garanta as ferramentas necessárias

Para garantir o mesmo nível de produtividade, deve assegurar que tem acesso a todas as ferramentas de trabalho necessárias. Assim, em casa, deve procurar conceber e definir um espaço de trabalho confortável, ter um computador e o devido acesso à internet, teclado e rato externos, um segundo monitor, headphones, bloco de notas…Enfim, todas as ferramentas de trabalho de que precisa para ser produtivo.

4.    Faça pausas

Evite distrações, mas não abuse das horas de trabalho. Lembre-se que no escritório está muitas vezes em movimento. Faça pausas para café, para almoço ou para alinhar ideias com os colegas. Aproveite a sua independência para incluir alguma atividade física no final do seu dia de trabalho e não se esqueça dos momentos de lazer fora do horário de trabalho!

5.    Mantenha-se contactável e peça auxílio

Certifique-se de que está sempre contactável. Quer seja através do telemóvel ou com recurso a aplicações de comunicação remota, é fundamental manter os canais de comunicação abertos. Desta forma, pode pedir auxílio sempre que surgir uma dúvida ou dificuldade e garantir que algum colega de trabalho está disponível!

6.    Socialize

Solidão, desconexão e isolamento são problemas comuns na vida de qualquer profissional que trabalha em casa. Por isso, é fundamental encontrar formas de maximizar as pausas e pôr a conversa em dia. Seja através de uma aplicação de mensagens instantâneas, videochamadas ou um simples telefonema, é importante não ficar isolado e preso nos seus pensamentos. Afastar-se das tarefas e alterar o foco da sua atenção, durante alguns minutos, é uma forma eficaz de otimizar o seu dia de trabalho e ser verdadeiramente produtivo.

7.    Fomente o espírito de equipa

Tome a iniciativa, principalmente se é team leader. Faça videochamadas e alimente o espírito de todos os elementos da equipa. Não espere que alguém o faça. Seja proativo, mas não exagere. Agende uma videochamada com os seus colegas ou manager uma vez por semana para fazer um ponto de situação e definir os objetivos da próxima semana. Caso surjam dúvidas, não perca tempo com trocas de emails infindáveis, ligue e pergunte.

8.    Aproveite as vantagens do teletrabalho

Mesmo com a necessidade de cumprir um horário específico, em Home Office poderá certamente aproveitar as suas pausas para o que bem entender. Aproveite as vantagens de trabalhar em casa. Faça uma sesta, adiante tarefas domésticas, brinque com os seus filhos ou vá adiantando o jantar. Com as tarefas cumpridas e o trabalho bem encaminhado, a produtividade poderá passar para a sua vida pessoal. Isto para não falar da poupança que terá com as despesas de deslocação ou com as refeições fora de casa. Aproveite!

9.    Zero Emails Rule

Tente manter a sua caixa de entrada a zero. Ter uma lista gigante de emails por ler pode ser uma fonte imediata de stress e desânimo. Para além disso, muitos emails podem significar a perda de informação sensível e relevante que, por desorganização, ficou por ler. Tente não ficar visualmente sobrecarregado com a quantidade de emails que recebe. Estabeleça uma meta diária e leia um determinado número de emails por dia. Distinga os remetentes mais importantes e leia imediatamente os seus emails. Depois, de forma gradual, faça uma limpeza à caixa de entrada e mantenha a entrada de emails controlada.

10. Não exagere

A conceção generalizada do teletrabalho prende-se na suposição de que trabalhar a partir de casa pode ser uma maneira vantajosa de encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional (Work-life Balance), mas isto nem sempre corresponde à realidade.  Na grande maioria dos casos, as pessoas tendem a trabalhar mais horas porque procuram compensar o facto de estarem ausentes do escritório. Para além disto, a falta de estrutura pode resultar na evidente dificuldade em reconhecer o fim do dia de trabalho. Em teletrabalho, é fundamental não exagerar. Cumpra as tarefas que tem definidas para o dia, mas não se esqueça da vida pessoal. Quando chegar a hora, desligue o computador e volte à sua vida pessoal!

Logitools: software de gestão para farmácias

O Logitools é um sistema de gestão criado especialmente para as farmácias, permitindo-lhes monitorizar todos os detalhes do seu negócio, em tempo real e a partir de qualquer lugar. Sendo um sistema de gestão completamente integrado, o Logitools oferece um conjunto completo de ferramentas robustas que prometem levar a gestão da sua farmácia ao mais alto nível de produtividade e rentabilidade!

Digitalize! Fale connosco!

Fale connosco

Entre em contacto connosco



    facebook.com/logitools

    linkedin.com/company/logitools

    +351 222451554

    Rua Felizardo Lima, 30, 4100-341, Porto, Portugal