Teleconsulta: o que é e como implementar?

Comodidade e eficiência são as novas predileções dos utentes! Com a digitalização de processos e o crescente desenvolvimento da tecnologia, a prestação de cuidados e serviços de saúde à distância é uma realidade cada vez mais atraente para as farmácias. Mas qual será a melhor forma de o fazer? Saiba como implementar a teleconsulta na sua farmácia!

O que é teleconsulta e como se processa?

O papel clínico dos farmacêuticos é muitas vezes subestimado. Para além do atendimento ao público, os profissionais das farmácias desempenham um papel muito relevante no que respeita o acompanhamento e o aconselhamento dos utentes. No entanto, estes aspetos nem sempre são aproveitados, essencialmente devido à falta de tempo e disponibilidade. Com a teleconsulta, isto não tem de ser uma realidade premente.

Com o auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação e graças às maravilhas da internet, os farmacêuticos têm oportunidade de prestar serviços remotos e personalizados. Uma realidade que fortalece a qualidade do serviço prestado pela farmácia e que contribuí para uma melhoria substancial da satisfação dos utentes.

Neste sentido, a Teleconsulta intende maximizar a eficiência dos recursos técnicos e humanos existentes na farmácia, em prol de uma resposta mais célere e atempada às exigências impostas pelo atual contexto. Trata-se, fundamentalmente, de uma forma única e inovadora de prestar um serviço tradicional, à distância. Seja a revisão de prescrições ou o aconselhamento dos utentes, a teleconsulta incorpora algumas das práticas oferecidas pela via tradicional, mas com o intermédio da tecnologia. Isto é, ao conjugar os meios tecnológicos com a experiência e conhecimento dos profissionais das farmácias, a teleconsulta possibilita um acesso equitativo e atempado aos cuidados de saúde de qualquer cidadão com acesso à internet, sem perdas de tempo ou de recursos de deslocação.

Assim, através da videochamada, realiza-se uma troca de informação entre os profissionais de saúde e os utentes, em tempo real ou diferido. Uma interação digital que acaba por capacitar os cidadãos com o conhecimento necessário para cuidar, de forma mais consciente e eficaz, da sua saúde. Por outro lado, com recurso a tecnologia que possibilita a transmissão e o armazenamento de dados relativos ao histórico de saúde do utente, o farmacêutico pode facilmente monitorizar o estado de saúde do seu utente. Desta forma, é possível assegurar o bem-estar do utente, sobretudo daqueles que residem em lugares geograficamente isolados ou de difícil acesso.

Logitools: para uma prestação de serviços à distância!

A Logitools dispõe de uma solução que viabiliza a teleconsulta nas farmácias. Com ela, o farmacêutico pode oferecer uma prestação de serviços à distância, com toda a agilidade e eficiência necessárias. Por se tratar de uma interface Web, Android e IOS, voltada para o utente, ela possibilita uma troca de informação rápida e ágil entre os profissionais da farmácia e os utentes, agilizando todas as operações. Assim, para além da opção de videochamada, o farmacêutico pode fazer o registo de parâmetros bioquímicos para a correta monotorização do estado de saúde do seu utente e utilizar a funcionalidade de Live Chat para enviar mensagens personalizadas e comunicar com o seu utente, em tempo real. Do que está à espera? Adira à teleconsulta, com a Logitools!