Com novas soluções digitais à disposição, torna-se fundamental priorizar a qualidade das interações com o seu utente. Nas farmácias, é importante encontrar formas de criar um relacionamento duradouro com quem procura assistência. Encontre, neste artigo, algumas dicas para melhorar a experiência do utente da sua farmácia!

1.    Comunique de forma clara e conveniente

Ferramentas tecnológicas como o digital signage ou as etiquetas eletrónicas, oferecem aos seus utentes um meio conveniente de receber informação, sempre atualizada e pertinente. Para além disso, estas ferramentas possibilitam aos profissionais da farmácia transmitir mensagens sobre promoções, ações de saúde ou eventos. Graças à gestão remota de conteúdos, é possível criar, editar, programar e distribuir conteúdo diversificado, em diferentes monitores digitais, realizando atualizações à distância, de forma descomplicada e intuitiva.

2.    Ofereça mais autonomia ao seu utente

Caso o atendimento esteja atrasado, não será má ideia oferecer uma alternativa atraente e dinâmica aos seus utentes. Com opções extras de atendimento, como o Logitools Kiosk, poderá oferecer aos seus utentes maior autonomia e conveniência. O Logitools Kiosk é um terminal de atendimento self-service com funcionalidades inteligentes (como impressão de talões, identificação de código de barras, leitura de códigos QR e função de AutoPagamento) que permite criar um ambiente farmacêutico profundamente centrado no utente, onde todos os processos de compra, venda, marcação e consulta de produtos são automatizados.

3.    Estabeleça uma presença digital

A presença online da sua farmácia serve como um reflexo da sua identidade de marca. Se ainda não tem, comece por criar um perfil gratuito no Facebook, onde poderá promover os seus serviços e produtos. Certifique-se que todas as informações comerciais, de contato e de localização são precisas e atualizadas regularmente.

Da mesma forma, não perderá nada em explorar outras redes sociais como o Twitter, o Youtube ou o Linkedin. Aqui, poderá conectar-se com pessoas da mesma área profissional e partilhar ideias e experiências. A interação é muito importante para manter a rede ativa e o público interessado.

4.    Aposte numa plataforma de e-commerce

Se o objetivo é aumentar as vendas e tornar a sua farmácia mais rentável, poderá considerar a criação de um e-commerce ou farmácia online.  Estas plataformas permitem que os utentes cheguem até si rapidamente, tendo acesso a um conjunto detalhado de informações acerca dos serviços disponibilizados pela farmácia. Além disso, poderá oferecer aos seus utentes uma forma cómoda e segura de encomendar receitas e produtos de parafarmácia ou – até mesmo – marcar consultas e outro tipo de serviços especializados.

Certifique-se apenas que os sistemas estão devidamente configurados de forma a evitar atrasos ou erros logísticos. Neste sentido, deve dar prioridade à manutenção e à gestão da plataforma, através da contratação de provedores de serviços tecnológicos diligentes e prestativos. O ideal será optar por integrar a sua plataforma de e-commerce no sistema de gestão central da sua farmácia, de forma a manter toda a informação num só local e agilizar todos os fluxos de trabalho. Assim, poderá assegurar que nada lhe escapa!

5.    Explore as possibilidades do atendimento à distância

Quem procura uma farmácia, procura orientação, conhecimento e experiência. Assim, a única maneira de captar interesse e fidelizar utentes é através da prestação de um serviço único e firmado no princípio da proximidade.

No entanto, dadas as condições atuais e as medidas de distanciamento social, poderá ter de encontrar alternativas para manter um contacto próximo com os seus utentes. Ora, foi precisamente para colmatar esta problemática que surgiu a telefarmácia. A verdade é que a atual crise pandémica colocou em evidência a importância de um atendimento farmacêutico realizado de forma remota, com o objetivo de promover um acesso equitativo aos cuidados de saúde.

Assim, muitos prestadores de serviços de saúde têm optado por oferecer aquela que é conhecida como a vizinha mais próxima da visita presencial: a Teleconsulta! Através da videochamada, realiza-se a troca de informações entre profissionais de saúde e utentes, sem quaisquer perdas de tempo ou recursos. Em tempo real ou diferido, é efetuada a discussão acerca do estado de saúde do utente, sendo promovida uma interação bidirecional eficaz e conveniente.

Desta forma, ao conjugar as forças da tecnologia da informação e comunicação com a experiência e conhecimento dos profissionais das farmácias, a Telefarmácia possibilita um acesso equitativo e atempado aos cuidados de saúde de qualquer cidadão com acesso à internet, sem perdas de tempo e recursos na deslocação.

A solução da Logitools para a viabilização da Telefarmácia, por exemplo, permite uma troca de informação rápida e ágil entre os profissionais da farmácia e os utentes, agilizando todas as etapas da prestação de serviços à distância. Para além disso, poderá customizar a nossa solução à sua imagem, de forma segura e eficaz.

Logitools: para a digitalização da sua farmácia!

Com soluções de gestão especializadas, como o Logitools, poderá digitalizar processos e aumentar o potencial comercial e operacional da sua farmácia. Através do nosso serviço de desenvolvimento customizado, produzimos soluções à medida das suas necessidades!

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