Ser capaz de prever, com relativa precisão, as tendências de mercado ou as futuras necessidades financeiras do negócio é uma inegável vantagem competitiva para qualquer farmácia. Afinal, o forecasting é o primeiro passo para um planeamento sustentado da estratégia empresarial, seja qual for o setor. Mas qual será a melhor forma de o fazer? Descubra a resposta, neste artigo!
O que é Forecasting?
De acordo com a Emerald Publishing, uma das primeiras editoras digitais do mundo, forescasting é um termo frequentemente utilizado no contexto administrativo e financeiro das empresas para referir a complexa tarefa de prever a direção do negócio, através de uma atenta e minuciosa análise de dados. Uma análise baseada na recolha e interpretação de informação crítica do negócio: desde o valor de bens e/ou serviços vendidos em determinado período de tempo até à quantidade de produtos em stock.
Hoje em dia, graças às diversas técnicas e ferramentas de forecasting, as farmácias têm oportunidade de planear eficazmente as suas atividades de venda ou estratégias de marketing. Por exemplo, ao considerar os montantes vendidos no passado, o gestor da farmácia pode facilmente estimar a quantidade de stock necessário no futuro. Ora, estas estimativas permitem que o estado de armazenamento dos fármacos possa ser realizado de forma sustentada e racional, melhorando exponencialmente a eficiência operacional da farmácia e os seus resultados.
Por outro lado, o gestor da farmácia pode calcular o retorno aproximado da comercialização de um novo produto, através da medição do nível de interesse do seu público-alvo. Ou seja, neste caso, as técnicas de forecasting utilizadas devem basear-se na análise do comportamento do público (quais os produtos habitualmente mais procurados pelos utentes?) e na consideração do valor que a farmácia está disposta a investir, em termos de stock. Ao utilizar este processo de previsão, o gestor da farmácia tem dados suficientes para decidir se o produto terá bom desempenho comercial ou não. Em última análise, o forecasting ajudará os responsáveis da farmácia a tomar decisões comerciais mais assertivas e informadas.
Business Forecasting: como otimizar os recursos da farmácia?
Um sistema de gestão especializado é fundamental no sentido de identificar oportunidades de crescimento e otimizar os recursos da farmácia. Com ele, é possível acompanhar os níveis de inventário, vendas, encomendas e entregas, de forma precisa e segura. O processo é facilitado através da eliminação de múltiplas fontes de informação aleatórias. Isto é, ao substituí-las por um único sistema de gestão central é possível aceder, editar e partilhar informação atualizada ao minuto. Assim, graças a ferramentas e mecanismos de forecasting, disponibilizados por sistemas de gestão como o logitools, é possível analisar o desempenho comercial, contabilístico e financeiro da farmácia, em tempo real. Isto torna possível identificar tendências de mercado, avaliar perdas monetárias, definir investimentos e fazer planos a curto e longo prazo.
Logitools: para a gestão sustentada da sua farmácia!
O Logitools é um sistema de gestão cloud para farmácias e demais entidades do setor da saúde que promete facilitar as suas atividades diárias! O nosso software de gestão permite-lhe gerir os perfis dos seus pacientes/utentes, processar faturas, controlar o inventário, monitorizar contas a receber, otimizar fluxos de trabalho ou tomar decisões sustentadas. Com o Logitools terá acesso a uma variedade de relatórios robustos, para que possa gerir eficazmente todos os aspetos do seu negócio, de forma segura e centralizada. Por se tratar de um produto especializado, o Logitools é um software em contínua atualização, profundamente focado na simplicidade de utilização. O feedback dos nossos clientes origina melhorias voltadas para as especificidades do setor, promovendo a eficiência operacional das equipas de trabalho.